Projetos de ventilação

Sistema De Ventilação

A elaboração de um projeto de ventilação é a peça-chave para que você garanta a melhor qualidade do ar que circula no ambiente, garantindo assim o bem-estar de todos que habitam o local.

O Projeto de ventilação constitui o processo de trocar ou substituir o ar em qualquer espaço, com os objetivos de controlar a temperatura, de renovar o oxigênio e de remover umidade, odores, fumos, calor, poeiras, bactérias do ar e dióxido de carbono.

A ventilação inclui tanto a troca de ar com o exterior como a circulação de ar no interior do edifício. É um dos fatores mais importantes para manter uma aceitável qualidade do ar interior em edifícios.

Há dois tipos de ventilação. A ventilação mecânica, também chamada de forçada, e a ventilação natural. Agora vamos ver um pouco sobre os dois tipos de ventilação.

Projeto De Ventilação Mecânica

Projetos de ventilação

No projeto de ventilação mecânica, seu uso permite controlar a qualidade do ar interior, sendo que sua utilização é típica de ambientes como cozinhas e instalações sanitárias, por exemplo.

É muito importante um projeto de ventilação mecânico bem feito, para evitar altas temperaturas no ambiente, evitando que essas altas temperaturas causem uma transpiração excessiva dos ocupantes do local, assim afetando o seu desempenho.

Neste sentido, no processo de ventilação mecânica ou forçada, o ar é retirado com o uso de ventiladores.

É relevante neste sentido, uma consultoria adequada que irá avaliar qual o melhor sistema a se adotar no desenvolvimento dos projetos de ventilação, optando assim por um novo projeto em substituição ao anterior que porventura esteja instalado gerando gastos excessivos com água e energia, por exemplo.

Projeto De Ventilação Natural

Projetos de ventilação

Já no projeto de ventilação natural, como o próprio nome já diz, temos a ventilação do ambiente com ar proveniente do exterior sem a necessidade do uso de ventiladores ou demais sistemas mecânicos.

Em espaços pequenos e simples, a ventilação natural pode ser conseguida através do uso de simples janelas abertas ou de respiradouros. Em sistemas mais complexos, pode deixar-se subir o ar quente no interior do edifício, em direção a clarabóias abertas em zonas superiores (efeito de chaminé), forçando assim o ar frio exterior a entrar naturalmente dentro do edifício através de aberturas nas suas zonas inferiores. Estes sistemas consomem muito pouca energia, mas têm que ser projetados de um modo muito rigoroso de forma a que o conforto dos ocupantes fique assegurado.

Neste tipo de ventilação há ganho em economia de energia, e é preciso o uso de sistemas mais complexos, que incluem a utilização adequada de claraboias, por exemplo.

No entanto, é preciso ficar ainda mais atento a todos os passos do desenvolvimento do projeto, para que o ar frio entre de maneira natural no ambiente e garanta o conforto e a climatização adequada.

Concomitantemente pode-se em caso de necessidade, adotar o sistema mecânico para quando o natural não suprir as altas temperaturas, por exemplo.

Entre em contato com nossa empresa de ar condicionado

Entre em contato com a Climax Engenharia através do nosso formulário que se encontra ao lado direito de nossa página e cesse com todas suas dúvidas quanto aos projetos de ventilação, teremos o maior prazer em ajudar você.