Projeto de pressurização de escadas

Projeto de pressurização de escadas de segurança

Quando falamos sobre projeto de pressurização de escadas, precisamos nos ater fundamentalmente ao item eficiência, algo que é inerente ao papel e missão desempenhada pela Climax Engenharia.

Se trata de um processo baseado no sistema de ventilação mecânica que objetiva barrar a entrada de fumaça e gases tóxicos.

Projeto de pressurização de escadas

Em caso de incêndio, a fumaça é o maior perigo, pois causa pânico, dificultando as ações de segurança pessoal.

Portanto, deve ser o principal fator a ser considerado para evitar intoxicação e acidentes fatais.

Portanto se faz necessário um bom projeto de pressurização de escadas para evitar que fumaça e gases tóxicos alcancem as escadas de emergência, com a finalidade de tornar mais favorável a saída dos ocupantes de um edifício durante um incêndio, e de facilitar a execução do trabalho dos bombeiros no sentido de apagar o fogo.

Muitas vezes o sistema de pressurização não requer grandes obras nas escadas já existentes e, nos prédios em construção, lembrando que cada caso é analisado separadamente e previamente em projeto.

A pressurização e controle de fumaça já é uma realidade no nosso estado, e aceita em todo Brasil pelo Corpo de Bombeiros.

Instalação de um projeto de pressurização de escadas de incêndio

Projeto de pressurização de escadas

Regida pela Instrução Técnica nº 13/2004 e exigida pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar no estado de São Paulo, a pressurização de escadas se dá por meio de um processo que de maneira básica consiste em injetar um grande volume de ar na caixa de escada, o que por sua vez, cria a chamada pressão positiva. É esta pressão que irá evitar a entrada de fumaça onde se localiza a escada.

Para sua instalação é preciso um minucioso estudo e consultoria de técnicos treinados e eficientes, como os que atuam na Climax Engenharia.

Feito os trâmites técnicos, é necessária depois a instalação de um conjunto de ventiladores que irá permitir que se insufle o ar exatamente na chamada “caixa da escada”, o que irá manter uma pressão variável entre 40 e 60 pa.

Trata-se de um sistema de controle mecânico do movimento da fumaça que pressuriza escadas de prédios, garantindo um ambiente livre de fumaça, em caso de incêndio. Esse sistema também permite que os soldados do Corpo de Bombeiros tenham melhores condições de combater o fogo no edifício, e sem contar a redução de custos ao empreendimento e aproveitamento de áreas.

Com este sistema, na ocorrência de um incêndio, a fumaça não se infiltrará no ambiente, garantindo mais tranquilidade e segurança aos presentes.

Consulte a equipe da Climax Engenharia para valores, consultoria e avaliação, através do nosso formulário que se encontra ao lado direito de nossa página e cesse com todas suas dúvidas, sobre o melhor sistema de instalação de projeto de pressurização de escadas e garanta assim mais conforto e segurança para sua empresa, residência e estabelecimentos comercial, de acordo com a legislação vigente.